Acessibilidade Digital




No que consiste a acessibilidade digital?

    • É a tecnologia adaptando-se às diferentes capacidades de cada um;  Permite uma configuração personalizada, para se poder adaptar às necessidades de cada utilizador; É concebida com base num desenho universal e permite acessibilidade através de diferentes periféricos: rato, ratos adaptados (ratos de bola, joysticks, ratos de cabeça), comutadores (acionadores), teclados de conceitos ou expandidos;  Possibilita ouvir tudo o que se escreve, normalmente através de um sintetizador de voz integrado; Pode utilizar símbolos, imagens e/ou fotos, sejam elas internas ou externas ao programa. 


    • ---------------------------- * ------------------------------


      Facilitadores tecnológicos para Baixa Visão/Cegueira
      Os softwares para problemas visuais incluem:

      - Processadores de textos e outros programas standard que utilizam a  voz pré-gravada.

      - Ampliador Microsoft Magnifier 

      O Magnifier é um utilitário de visualização do Windows  que torna o ecrã mais facilmente legível para utilizadores com problemas visuais. O Magnifier cria uma janela separada que mostra uma parte ampliada do ecrã.


       Os facilitadores tecnológicos para problemas visuais incluem também:


      Para utilizadores que necessitam de uma potente ampliação de video em tempo real para ver à distância ou ler documentos ao perto.






















      Uma Linha Braille é um dispositivo composto por uma fila de células braille electrónicas que podem reproduzir o texto presente no ecrã do computador.




      Facilitadores tecnológicos para Problemas Motores


      •Teclados alternativos adaptados, onde se modifica a velocidade de repetição das teclas.
      Matheus Levien Leal, 10 anos



      O apontador de cabeça torna possível o acesso ao computador por meio de um pequeno refletor que se coloca na testa, nos óculos ou no boné. Este refletor comunica com um emissor de infra-vermelhos que se coloca sobre o monitor. Os movimentos da cabeça traduzem-se no ecrã em ações realizadas pelo rato. 

       Roller JoystickRoller Trackerball 


      Os joysticks e os trackballs são mais fáceis de manusear para quem não tem movimentos precisos com os dedos.


      Interruptores (Switchs) ou ponteiros (pointers), para quem não pode mover os dedos.
      Em situações mais graves, um simples interruptor activado por um movimento, som ou sopro pode ser suficiente para interagir com o computador.

       

      4 Falas


      O 4 Falas é um auxiliar de comunicação que possui 4 botões coloridos e 4 níveis de gravação, perfazendo um total de 16 mensagens diferentes que poderá suportar. Possui ligações para brinquedos adaptados e comutadores. É um aparelho robusto, pesado e com possibilidade de ser afixado a uma mesa ou cadeira de rodas.

       






      • Instrumentos de controle remoto para controle de ambiente.
      No mercado Português destaca-se o programa GRID da PT.








      O Grid consiste num sistema de Teclados no Ecrã, que substitui todas as funções do teclado e rato, bem como os comandos do Windows. Esses teclados virtuais podem ser acedidos através do rato ou de qualquer outro dispositivo apontador – tracker, trackball, ou outros, ou ainda através de um ou mais manípulos por processos de varrimento totalmente controlado pelo utilizador.














    Sem comentários:

    Enviar um comentário