Sistema aumentativo e alternativo de comunicação o conjunto de técnicas, ajudas, estratégias e capacidades que um indivíduo com limitações utiliza para comunicar.
Os sistemas com ajuda são constituídos por sistemas de símbolos que necessitam de um dispositivo de suporte. Nesta forma de comunicação, os signos são selecionados recorrendo-se ao uso de tabuleiros e quadros de comunicação, relógios, indicadores, máquinas de escrever adaptadas, digitalizadores e sintetizadores de fala, assim como computadores, os quais são utilizados de acordo com as necessidades e potencialidades do utilizador.

Prancha de comunicação alternativa criada no CRID do IPL
Um dos sistemas mais usados é o Sistema Aumentativo e Alternativo - Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC), o qual foi concebido em 1981 por uma terapeuta da fala, Roxana Mayer Jonhson, que ao verificar que havia indivíduos com dificuldades com o sistema Bliss, sentiu a necessidade de criar um sistema que pelas suas características pudesse ser facilmente aprendido. A versão portuguesa surge na sequência da tradução e adaptação do sistema americano PCS (Picture Communication Symbols).
Os sistemas com ajuda são constituídos por sistemas de símbolos que necessitam de um dispositivo de suporte. Nesta forma de comunicação, os signos são selecionados recorrendo-se ao uso de tabuleiros e quadros de comunicação, relógios, indicadores, máquinas de escrever adaptadas, digitalizadores e sintetizadores de fala, assim como computadores, os quais são utilizados de acordo com as necessidades e potencialidades do utilizador.
Prancha de comunicação alternativa criada no CRID do IPL
Um dos sistemas mais usados é o Sistema Aumentativo e Alternativo - Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC), o qual foi concebido em 1981 por uma terapeuta da fala, Roxana Mayer Jonhson, que ao verificar que havia indivíduos com dificuldades com o sistema Bliss, sentiu a necessidade de criar um sistema que pelas suas características pudesse ser facilmente aprendido. A versão portuguesa surge na sequência da tradução e adaptação do sistema americano PCS (Picture Communication Symbols).
O SPC caracteriza-se pelos seus símbolos maioritariamente iconográficos, de traço negro em fundo branco. Traduzido e utilizado em diversos países é muitas vezes associado à utilização do Boardmaker (programa específico que consiste essencialmente numa biblioteca de símbolos do sistema SPC). A grande variedade de símbolos permite a elaboração de tabelas e quadros de comunicação que podem ser utilizadas em simultâneo com o Programa Speaking Dinamically.
Boardmaker em simultâneo com Speaking Dinamically no CRID do IPL
A utilização do sistema SPC não obriga o utilizador a possuir um nível cognitivo muito elevado. Apesar das limitações do utilizador, este conseguirá entender o seu funcionamento e sentir-se-á motivado para a sua utilização, para isso contribuiu o fato deste programa possuir cores e o significado escrito no próprio símbolo, o que facilita a memorização e a localização do símbolo gráfico. Com este sistema, o utilizador terá oportunidade de expressar as suas emoções e manifestar as suas necessidades, o que se apresenta profícuo para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e de interacção.
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O agente educativo poderá ainda criar histórias através da utilização do SPC.
No âmbito da Pós-Graduação que frequentámos, foi-nos proposta a construção de uma pequena história em SPC. Esta história, Um gato dentro de uma caixa de sapatos , está adequada a alunos de cinco anos.
Deixamos aqui um pequeno excerto:
A utilização do sistema SPC não obriga o utilizador a possuir um nível cognitivo muito elevado. Apesar das limitações do utilizador, este conseguirá entender o seu funcionamento e sentir-se-á motivado para a sua utilização, para isso contribuiu o fato deste programa possuir cores e o significado escrito no próprio símbolo, o que facilita a memorização e a localização do símbolo gráfico. Com este sistema, o utilizador terá oportunidade de expressar as suas emoções e manifestar as suas necessidades, o que se apresenta profícuo para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e de interacção.
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O agente educativo poderá ainda criar histórias através da utilização do SPC.
No âmbito da Pós-Graduação que frequentámos, foi-nos proposta a construção de uma pequena história em SPC. Esta história, Um gato dentro de uma caixa de sapatos , está adequada a alunos de cinco anos.
Deixamos aqui um pequeno excerto:

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A Educação é um direito fundamental de todo o ser humano, as crianças que comunicam utilizando formas de comunicação não verbais, ou seja, através da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) deverão também elas poder aceder aos currículos educativos, fazendo recurso aos sistemas aumentativos de comunicação e às tecnologias de apoio que os suportam. No caso de pessoas que estão impedidas de comunicar através da fala, não sendo a fala a sua principal forma de comunicação, tão precocemente quanto possível, deve proporcionar-se-lhes um Sistema de Comunicação Alternativa e Aumentativa (de que é exemplo o Sistema SPC) e uma forma de aceder aos símbolos, ou seja, uma tecnologia de apoio à comunicação simples ou complexa, mas adequada.
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